V Oficina de Formação Continuada em Mediação Comunitária de Conflitos do MP Comunitário discute sobre a Ética na Mediação


No último dia 12 de julho de 2013, aconteceu a V Oficina de Formação Continuada em Mediação Comunitária de Conflitos: “Cuidando do Mediador”.  O evento teve como objetivo promover uma reflexão sobre a ética enquanto dimensão indissociável da Mediação de Conflitos.
A abertura do evento contou com uma aula de dança, ministrada pelo professor Marcos André da Silva, enquanto momento de preparação e integração do grupo de mediadores comunitários. Logo em seguida, as técnicas de Psicologia e Serviço Social fizeram uma abordagem sobre a ética, enquanto construção sócio-histórica, e os princípios da mediação de conflitos.
As Oficinas de Formação Continuada acontecem todos os meses na sede no MP Comunitário e são facilitadas pela equipe técnica interdisciplinar do Programa, com o objetivo de contribuir para o processo constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários ao trabalho do mediador. Esse processo é realizado após a Formação Inicial, com o intuito de assegurar um intercâmbio indissociável da teoria com a prática, promover uma reflexão crítica e estimular uma atitude investigativa sobre as múltiplas dimensões que envolvem a Mediação de Conflitos.
A constante preparação dos mediadores de conflitos é uma necessidade imprescindível ante a dinâmica do trabalho realizado, uma vez que os mediadores estão em contato direto com a realidade vivenciada na comunidade e precisam atualizar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas habilidades de acordo com as demandas que vão surgindo no curso do processo.
Os mediadores de conflitos atuam diariamente na sede do Programa Ministério Público Comunitário atendendo os casos de conflitos existentes entre os moradores do Vergel do Lago e bairros adjacentes. As maiores demandas apresentadas estão relacionadas aos conflitos decorrentes de relações familiares, seguindo-se os conflitos decorrentes da relação de vizinhança. Os Mediadores de Conflitos contam diariamente com o apoio de uma secretaria que preta apoio operacional ao trabalho desenvolvido pelos mesmos e também com uma equipe técnica e estagiários, o que assegura maior qualidade e efetividade nas mediações realizadas.