Técnicos e Mediadores do MPComunitário participam do Curso “Conciliação e Mediação Comunitária” da ESMAL


Os Técnicos e Mediadores de Conflito do Programa MPComunitário participaram do curso “Conciliação e Mediação Comunitária”, destinado aos profissionais da Segurança Pública, Mistério Público, Advocacia e outros seguimentos da sociedade promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) no dia 14 de abril de 2016. 

Os participantes do Curso foram selecionados pela Câmara de Monitoramento de Segurança de Alagoas. O curso teve por objetivo proporcionar uma fundamentação aprofundada nos assuntos teóricos e práticos necessários para a atuação na área de conciliação e mediação de conflitos. 

A capacitação teve carga horária de 96h/a, dividida em 46h teóricas e 50h práticas. O conteúdo programático da capacitação contemplou temas como “Princípios do Procedimento da Mediação”; “Ser Mediador”; “Justiça Comunitária: Educação para os Direitos e Animação de Rede”; “Comunicação e Emoções “; “Visão de Comunidade”, entre outros. 

As aulas foram ministradas pelos professores Juan Carlos Vezzulla, Glaúcia Falsarella, Lavínia Cavalcanti Cunha, Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá e Moacyra Cavalcante. 

Para os Mediadores de Conflito o Curso foi uma experiência rica de aprendizagens e muito acrescentou para o aperfeiçoamento das atividades do Ministério Público Comunitário no Vergel do Lago.

Durante a realização do Curso os Mediadores de Conflito do Vergel do Lago puderam comparar experiências e conhecer as diversas formas de composição de conflito. Os mediadores constataram a efetividade e a amplitude do modelo de Mediação utilizado pelo Programa MPComunitário que estimula o empoderamento das pessoas, fortalecendo o Capital Humano e Social no território. 

GALERIA DE FOTOS: