Abertura do Curso: Mediação Comunitária de Conflitos


O Ministério Público Comunitário inciou, nesta segunda-feira (20) o X Curso de Mediação Comunitária de Conflitos que se estenderá até o dia 31 de março.

O coordenador do programa, promotor de Justiça Cláudio Malta, a assitente social Jediane Freitas e a psicóloga Luciana Dantas fizeram a abertura do evento esclarecendo, num primeiro momento, o que é uma mediação de conflito.

Estudantes, lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, profissionais da área da Educação e tantas outras decidiram se voluntariar por duas semana nesse aprendizado, o que para o Ministério Público demonstra vontade de contribuir e melhorar a realidade local.

“Iniciamos o curso de forma satisfatória, creio que as pessoas aqui presentes são de fato as que desejam participar ativamente na comunidade, levando seus conhecimentos e agora a técnica de como se aproximar, ouvir e, consequentemente, tentar viabilizar a solução de problemas detectados. Nosso intuito é aumentar o número de envolvidos nessa promoção de paz, oferta de cultura, conscientização dos direitos e muitos outros benefícios a essas famílias. Até o fim do curso teremos palestras muito importantes para a formação”, declara Cláudio Malta.

A mediação comunitária de conflitos e um importante instrumento de pacificação que contribui para restabelecer o diálogo entre as partes envolvidas em uma situação de conflito, evitando assim que se transformou e em uma situação de violência, afirma a assitente social Jediane Freitas.

Para a psicóloga Luciana Dantas o Programa Ministério Público Comunitario tem uma grande importância para a população tendo em vista também as ações visando a prevenção da violência que são desenvolvidas, tais como: educação para os direitos e brevemente a restruturação das atividades de Terapia Comunitaria Integrativa.

Fonte: @integralprotecao e @mpeal

Para saber mais visite o site: www.mpal.mp.br