Encerramento da Formação 2023 - Mediação Comunitária de Conflitos


O Curso FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA DE CONFLITO faz parte da estratégia do Programa para difundir a importância da mediação em todas as relações interpessoais, seja no trabalho, na vizinhança, na família ou qualquer ambiente comunitário. 

Nesta 10ª Edição do CURSO a Equipe do Programa contou com a participação de excelentes profissionais, o que enriqueceu e assegurou o aprofundamento dos debates. Durante estas duas semanas de Formação os participantes puderam dialogar sobre diversos temas de interesse social desde as técnicas de mediação comunitária de conflitos, seus protocolos e procedimentos, às variadas questões da realidade social, tão necessárias para que o mediador comunitário possa estar sensibilizado e melhor compreender a realidade onde o conflito se estabelece.

Para o Promotor de Justiça Cláudio Malta o conflito não é um acontecimento isolado, ele está contextualizado com alguma situação da realidade social. Por isso, garantir uma formação que possa pensar o "sujeito histórico" dentro de um contexto social é fundamental para interferir com a possibilidade de restabelecer o diálogo entre as partes envolvidas. 

A Assistente Social do Programa Ministério Público Comunitário Jediane Freitas afirma que "O curso é uma excelente oportunidade de qualificação profissional e humana, pois aborda temas que são importantes para a prática da mediação e para a vida. Os assuntos abordados tratam do cultivo ao diálogo como base das relações, o respeito aos direitos humanos e diversidades, enfrentamento ao racismo estrutural e demais preconceitos e opressões presentes em nossa sociedade."

Luciana Dantas, Psicóloga que integra a equipe técnica do Programa afirma que "o curso tem muita relevância por assumir uma ótica de valorização do humano, empoderamento e emancipação, criando um clima onde vínculos são fortalecidos, ideias são compartilhadas e saberes são construídos dentro e para a comunidade."

Assim a Equipe do Programa finaliza esta 10ª Edição da Formação para Mediação Comunitária de Conflitos com excelente resultado.

GALERIA DE FOTOS: