Ministério Público Comunitário abre inscrições para curso de mediação de conflitos que ocorrerá em março


O Ministério Público Comunitário promoverá, no período de 20 a31 de março de 2023, o X Curso de Mediação Comunitária de Conflitos que visa capacitar multiplicadores da cultura de paz seguindo os princípios e práticas da mediação comunitária de conflitos. As atividades serão desenvolvidas na sede do Programa, no bairro do Vergel do lago, em Maceió. A carga horária é de 44 horas/aula , sempre das 8h30 às 17h. 

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://doity.com.br/curso-de-mediacao-2#registration tendo como público-alvo lideranças comunitárias, profissionais de diversas áreas, e estudantes.

O curso será dividido em 11 módulos que passam pela ambientação, questões comunitárias e sociológicas, direitos infantojuvenis e cidadania, violência doméstica e familiar, direitos humanos, diversidades de gênero, étnico-racial e sexual e racismo. Além disso, serão feitas apresentações sobre o programa, suas linhas de trabalho e atuação, visões internas e externas da comunidade.

As palestras terão como explanadores promotores de Justiça, assistentes sociais, professor doutor da Ufal e especialista em urbanismo, a chefe de Ensino Integrado da Secretaria de Segurança Pública, e uma atriz transfeminista. Já a mesa redonda contará com a participação de um teólogo pluralista e mestre em sociologia e Ciências da Religião. As atividades serão encerradas com exibição de vídeo e oficina pela equipe do MP Comunitário.

O promotor de Justiça Cláudio Malta ressalta os ganhos comunitários com o envolvimento e a formação de multiplicadores.

“O MP comunitário é algo fantástico e com um poder transformador indescritível, pois, por meio dele conseguimos solucionar ou minimizar os problemas existentes na comunidade. Ele abre espaço para os próprios moradores conhecerem mais sobre a história do bairro, sobre seus direitos e mostra o quão têm condições de contribuir. Esse curso é contínuo, ocorre anualmente, levando a um aprimoramento e, principalmente, formando mais multiplicadores”, afirma o coordenador do programa e promotor de Justiça .

A assistente social Jediane Freitas enxerga o curso como ferramenta para empoderar homens e mulheres.

“A Formação é uma excelente oportunidade de debater sobre a mediação comunitária enquanto ferramenta de empoderamento das partes para a construção coletiva de alternativas mais viáveis, acessíveis e atreladas à sua realidade. Além de trazer um importantíssimo debate sobre direitos humanos”, diz Jediane Freitas e diversidade.

Luciana Dantas, psicóloga, conceitua a iniciativa como algo transformador e de grande expressão na comunidade.

“ O Curso de Mediação Comunitária de Conflitos tem um significado especial para o Programa, uma vez que tem como objetivo maior colaborar para o protagonismo da comunidade, levando à reflexão da sua própria força e ação transformadora, de sua capacidade em solucionar conflitos e lidar com as adversidades. Expressa bem os valores do Ministério Público Comunitário e de uma justiça acessível para todas e todos”, declara.